Periodontia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças periodontais, que inflamam e destroem as estruturas que envolvem e sustentam os dentes, principalmente as gengivas, o osso e a camada externa da raiz. Estas doenças são causadas principalmente pelo acúmulo de bactérias, levando a inflamações e/ou infecções que podem se tornar crônicas. Entre os problemas causados pelas doenças periodontais estão a retração gengival, a mobilidade dentária, a perda dos dentes e a predisposição a doenças como diabetes, doenças cardíacas e respiratórias.

A periodontia também realiza microcirurgias plásticas  ao redor de dentes, implantes e regiões que irão receber tratamento protético reabilitador, com o objetivo de recompor ou remover volumes gengivais e ósseos que possam interferir na estética do sorriso.

Periodontia em Brasília é com a Orthos.

Doença Periodontal

 

Periodontia

 

É uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. Os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada.

 

 

A doença periodontal nem sempre apresenta dor, por isso é importante estar atento para qualquer um dos sintomas abaixo:

  1. Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
  2. Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
  3. Gengiva retraída;
  4. Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
  5. Dente amolecido;
  6. Próteses parciais que se desajustaram;
  7. Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
  8. Dores agudas ao mastigar os alimentos;
  9. Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.

 

Criar o hábito de revisar diariamente sua boca como parte da rotina de cuidado bucal é fundamental para tratar os problemas bucais antes de se tornarem graves.

Siga as instruções do seu dentista para manter um cuidado bucal em casa, que lhe permita tirar o maior benefício do seu tratamento contra a doença periodontal:

  1. Escove os dentes três vezes ao dia e use o fio dental diariamente
  2. Visite seu dentista regularmente para um acompanhamento e limpeza profissional.
  3. Se não puder manter uma rotina de cuidado bucal, peça para seu dentista que lhe recomende produtos que possam facilita-la, como escova de dente elétrica.

periodontal

Lembre-se de revisar sua cavidade bucal continuamente para detectar qualquer sinal de infecção recorrente. Prevenção é o melhor tratamento contra a doença periodontal.

Então aproveite e agende agora uma consulta com nossos especialistas em uma das Clínicas Orthos mais perto de você.

×

WhatsApp!

Clique na ORTHOS mais próxima de você!

× .